Quem nos segue a mais de dois anos pode ter visto a receita de Risoto de batata doce alaranjada que criei e compartilhei em nosso Instagram…porém, hoje levei-a para outro nível, o que já era delicioso ficou incrível! Adicionei caldo de camarão e, no finalzinho do cozimento, camarão salteado na manteiga com sal e pimenta do reino. De babar de bom :)
Como fazer então? Uma super dica para fazer risotos de raízes tuberosas e tubérculos, como cenoura, beterraba, batata-doce-alaranjada e batata-doce-roxa (assim como abóbora), é cozinhar no vapor o que escolher usar, amassar bem (fazendo um purê puro) e colocar esse purê quando faltar 20 minutos para finalizar o risoto.
Faça no começo um risoto “sem sabor”, apenas com alho, cebola, vinho branco, caldo de legumes ou de camarão e sal. Basta ir hidratando o arroz (idealmente carnaroli ou arbóreo, mas pode ser até arroz branco) com o caldo que preferir e quando perceber que o arroz está começando a amolecer basta colocar o purê e continuar normalmente. Finalize com manteiga e parmesão. Dessa vez, coloquei junta a esse purê os camarões salteados na manteiga, com sal, pimenta do reino e cebolinha. Porém, usar camarões ou não é muito opcional.
Simplesmente façam e comentem o que acharam!
Mais sobre batata doce alaranjada aqui.
P.S.: dessa vez a batata doce não foi colhida no jardim, mas ficou tão bom quanto.
Achei difícil acessar este canal não abre os chás. O que mim