top of page

Tintas de Feijão-preto



Muitos sabem que água do molho das leguminosas (feijão, lentilha, ervilha…) pode ser reutilizada para adubar/regar as plantas, mas você sabia que a água que deixamos de molho o feijão-preto, e até mesmo o arroz negro ou selvagem, pode ser usada para produzir lindas tintas naturais?


Combine essa produção quando for preparar o alimento, assim você garante um reuso para a água que seria jogada fora. Siga normalmente deixando de molho o feijão-preto cru por 12 horas na água. Depois disso, coe e reserve a água. Lembre-se de voltar a colocar água nesse feijão e deixar mais 12 horas de molho. Feijões e grão-de-bico devem ficar 24 horas no molho antes de cozinha-los e lentilhas por 12 horas, lembrando de trocar a água pelo menos 2x nesse período antes de cozinhar. Veremos mais para frente que o tempo de molho do feijão irá influenciar no tom da tinta pura.


Pegue essa primeira água do feijão-preto cru e divida em três recipientes. A primeira tinta já está pronta, é a água “pura”. No segundo recipiente, pingue algumas gotas de limão até perceber a mudança de cor (preto --> rosa). E no último recipiente, coloque um pouco de bicarbonato de sódio você perceberá que irá mudar de preto --> verde. Não tem quantidade certa, porém, se desejar obter sempre o mesmo tom, pese todos os ingredientes para ter um padrão.


Estão prontas para pintar! Se desejar, poderá espessar essas tintas com goma-aguar (ensino isso no post sobre tinta de cebola).


O maior truque aqui não é o preparo da tinta, mas qual papel usar! O papel aquarela é o ideal para esse tipo de tinta, com o passar dos minutos (e da secagem) a mágica acontece e as cores se mostram. Isso acontece devido ao papel ser um ótimo absorvente e também ser anti-ácido. Dá para fazer com outro papel? Dá, mas as cores não ficam tão nítidas.


No papel aquarela, a tinta pura deixada de molho por 12 horas adquire um tom azulado conforme vai secando, porém se deixamos os grãos 24 horas de molho o tom torna-se esverdeado. Já a tinta com limão ganha cor roxa/lilás no papel e a com bicarbonato fica verde, estes resultados são independentes do tempo que deixar o feijão-preto de molho.


Veja a diferença das duas primeiras tintas, uma deixada por 24 horas (esquerda) e outra deixada de molho por 12 horas (direita)
Veja a diferença das duas primeiras tintas, uma deixada por 24 horas (esquerda) e outra deixada de molho por 12 horas (direita)

A cor vai durar para sempre no papel? Não, com o tempo (semanas) vai clarear e mudar de tom, mas é isso que a natureza nos ensina...a efemeridade das coisas :)


Veja o vídeo completo de como fazer aqui no nosso Instagram.


Mais sobre tintas naturais em #tingimentonaturalhortasesaberes e #tintasnaturaishortasesaberes ou nos posts indicados abaixo.

Comments


bottom of page